1.Alho

Princípio ativo: Kaempferol, ácido ferrúlico, aliína, alicina, alixina; Atua como: Analgésico, anticoagulante, ajuda a prevenir o câncer, protege o fígado, antialérgico, antiinflamatório, combate viroses, diurético, antioxidante, antibiótico, estimula o sistema imunológico, previne o diabetes, reduz o colesterol e combate fungos. Um composto no alho chamado ajoene é um antioxidante natural que tem capacidades de anti-coagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Os Compostos nos alhos foram mostrados para prevenir o câncer da próstata. O alho pode proteger contra o câncer do cólon, protegendo as células do cólon de toxinas que inibir o crescimento de células cancerígenas. O Selênio e a Vitamina C encontrado no alho, também são conhecidos por proteger contra o câncer de cólon. investigações sugere que o alho pode diminuir os fatores que podem provocar úlceras e câncer do estômago. Pesquisas mostraram que cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas em carne cozida excessivamente, que podem estar ligadas ao câncer de mama em mulheres. Pesquisas demonstraram que a alicina do alho foi ajuda a promover a perda de peso. A alicina do alho reduzir a pressão arterial. O alho tem sido aprovado em reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom). O alho pode reduzir os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto. O Alho combate os radicais livres, reduz a inflamação e dor no corpo, tornando-se benéfica para as pessoas com reumatismo, osteoartrite e artrite reumatóide. Devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de Vitamina C, o alho é um poderoso agente contra o resfriado comum, bem como a gripe. O alho combate os germes que causam a tuberculose. Um componente no alho chamado dialil dissulfeto foi mostrado que pode matar as células da leucemia. O Alho é uma boa fonte de Vitamina B6. Que pode ser um agente anti-fúngico, que é eficaz para o tratamento de infecções como: a vaginite, e o pé de atleta. O Alho pode proteger de diabetes e complicações, tais como retinopatia, doença renal, doença cardiovascular, e neuropatia.

2.Açafrão da terra:

A curcumina modula a resposta inflamatória via COX-2, lipoxigenase e óxido nítrico sintaze indutível. Além de inibir a produção de citocinas inflamatórias como a TNF-alfa, NFkappa-beta ILs (1,2,3,6,8) e MCP. Por conta disso,pesquisas demonstram que ela pode proteger contra o câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite, doenças cardiovasculares, dislipidemias, entre outras. A cúrcuma age exatamente na diminuição desses radicais livres e na melhora da síntese dos antioxidantes naturais (GSH, SOD e GPX). Além de diminuir componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo. Segundo estudos possui propriedades anti tumorais e previne o câncer. Algumas evidências indicam que ela possa inibir a atividade de algumas drogas quimioterápicas e ou interferir em sua absorção e, por isso nesses casos deve haver indicação médica. A promoção de um tumor está intimamente ligada a um estado pró-inflamatório e a curcumina diminui esse componente. Sua ação em estudos clínicos abrange a inibição da carcinogênese coloretal, pâncreas, gástrica, próstata, hepática, mama, orais e leucemia. Ela sequestra os radicais livres e impede a peroxidação lipídica protegendo contra doenças cardiovasculares como a aterosclerose e danos oxidativos ao DNA.

3.Alecrim

Princípio ativo: óleos essenciais canfeno, pineno, cineol, borneol, cânfora, taninos. Propriedades funcionais: diurético, antifúngico, antiinflamatório. Alecrim é uma erva Mediterrâneo com folhas em forma de agulha e rosa, flores azuis ou roxas. A palavra “alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”). Estudos descobriram que os nossos antepassados não estavam errados em usá-lo medicinalmente. O alecrim contém carnosol que pode ser um composto anticâncer potente. Os pesquisadores tiveram resultados promissores em estudos sobre sua eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Num estudo, os investigadores deu alecrim pulverizado a ratos durante duas semanas e foi deduzido que reduziu a ligação do agente cancerígeno dada aos ratazanas por 76% e significativamente inibiu a formação de tumores mamários. O alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Pesquisa recente constatou que o alecrim contém uma diterpina chamado de ácido carnósico que tem propriedades neuroprotetoras que os pesquisadores acreditam que podem proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória normal que acontece com o envelhecimento. Benefícios para o Humor: O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do alecrim melhora a memória nas cobaias, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle. Alecrim tem sido um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito. Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial de alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares. Anti-inflamatório: Alecrim contém dois anti-inflamatórios potentes, ácido carnósico e carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também inibiram a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório. Sistema imune: Alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas.

4.Canela:

Princípio ativo: Apresenta aldeído cinâmico, com ação: Hipoglicemiante, digestivo, hemorragias, tosse, anemia, viroses, menstruação, tônico, etc. A canela reduz a glicemia pois potencializa a Insulina, aumenta a eficácia dos receptores beta do pâncreas e retarda o esvaziamento gástrico. Melhora gripes e resfriados, pois contem compostos fenólicos. Reduz o colesterol pois auxilia na eliminação dos lipídeos. Os principais benefícios da canela são: Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar; Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório; Combater as infecções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural; Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress; Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes. Canela emagrece porque: aumenta a termogênese e diminui o apetite pois é rica em fibras; reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina.

5.Cebola:

Princípio ativo: Kaempferol aliína, alicina, alixina, flavonoides. Previne doenças cardiovasculares, antioxidante, antialérgico, antiiflamatório, antibiótico, dissolve gorduras. A cebola é um alimento muito utilizado como tempero que por sua vez Possui um sabor forte e ácido. A Cebola é rica em vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina C (Ácido ascórbico), Ferro, Cálcio, Potássio, Fósforo, Magnésio, sódio e silício. Além disso, A Cebola é boa fonte de flavonóides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante. Estudos têm mostrado que o teor de cobre na Cebola aumenta a densidade óssea e podem beneficiar particularmente as mulheres que estão na menopausa e enfrentando problemas como a perda óssea. Há também evidências que o risco de fratura de quadril em mulheres durante a menopausa podem ser reduzidos por meio do consumo da cebola. A Cebola é uma excelente fonte de enxofre e podem ser benéfico para a saúde do nosso tecido conjuntivo. O nosso tecido conjuntivo exige de enxofre para a criação de Todos os glicosaminoglicanos, a família mais importante de moléculas encontradas na substância fundamental do nosso tecido conjuntivo que são os sulfatados. A Cebola é considerada Anti-Câncer e tem sido mostrado em diversos trabalhos científicos que previne e pode reduzir o risco de câncer colorretal, câncer de laringe, câncer bucal, câncer de esôfago, câncer de ovário e até mesmo quando consumido, mesmo em quantidades modestas, como 1/2 xícara de Cebola por dia. Existe evidência que demonstra que os compostos de enxofre da Cebola podem ter um efeito anticoagulante e podem ajudar a prevenir a coagulação indesejada de células de plaquetas no sangue. Outra evidência mostra que compostos de enxofre da Cebola podem diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e promover a função das membranas celulares das células vermelhas do sangue. Cebola é Anti-inflamatório: Os antioxidantes da cebola pode nos fornecer benefícios anti-inflamatórios, impedindo a oxidação de ácidos graxos no organismo. Tendo em níveis mais baixos de ácidos graxos oxidados no organismo produz menos moléculas de mensagens pró-inflamatórios e níveis de inflamação são mantidas sob controle. Por Ser Antibacteriano e dvido apresentar compostos e contendo enxofre, o flavonóide quercetina da cebola auxiliam no tratamento antibacterianos. Estudos demonstram a ação da Cebola na redução da resistência das bactéria Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus (associado a cáries dentárias). Cebola também atua nas bactérias que causam a doença de goma, incluindo Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermediá.

6.Cravo:

Na China, era então conhecida por “ting hiang” e na dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.) seus frutos foram levados para a corte do imperador por enviados da Ilha de Java. Conta-se que os próprios javaneses mantinham um pequeno fruto na boca para melhorar o hálito, antes de ir falar pessoalmente com o imperador. Princípio ativo: eugenol, acetato de eugenol, beta-cariofileno, ácido oleânico, triterpeno, benzaldeído, ceras vegetais, cetona, chavicol, resinas, taninos, ácido gálico, esteróis, esteróis glicosídicos, kaempferol e quercetina. Benefícios do Cravo da Índia Para a Boca: O óleo do Cravo da Índia é muito benéfico para a boca. Ele ajuda a eliminar os microorganismos nocivos da boca. Acetil eugenol, beta-cariofileno e vanilina, ácidos crategolic são os óleos essenciais que são encontrados no Cravo da Índia, que pode suprimir a hemorragia de dente e gengiva. Pode ser aplicado diretamente sobre a área afetada para obter alívio imediato. Pode ser mastigada após as refeições para remover o mau hálito e odor. Cravo da índia Melhorar a Digestão: Gosto amargo do Cravo da Índia ajuda a ativar as enzimas digestivas que ajuda na digestão dos alimentos. A flatulência podem ser evitado pelo seu consumo. Ácido eugênico e ácido crategolic são os óleos presentes nos Cravos da Índia que ajudam na digestão. Além disso, Cravo da Índia ajudar no alisamento do revestimento muscular no trato digestivo e relaxá-la, Sensação náusea podem ser evitada por mastigar, O Cravo da Índia por ter um Alto teor de fibras pode ajudar na evacuação adequada e pode prevenir a constipação. Benefícios do Cravo da Índia Para a Garganta: Os Óleos essenciais presentes no Cravo da Índia ajuda na prevenção de febre e dor de garganta. Eles têm propriedades antivirais e antibacterianos que auxiliam a manter afastado de germes do corpo. Ele também, ajuda na prevenção de catarro do sistema respiratório. A Ingestão de Cravo da Índia promove a transpiração, assim, ajuda na redução da febre. Além disso, Os Cravos da Índia são muitas vezes mastigado lentamente para proporcionar alívio da dor de garganta e prevenir a tosse. Cravo da Índia é Rico em Vitaminas: O Cravo da Índia é uma importante fonte de vitamina A e betacaroteno. Elas atuam como antioxidantes e previne os danos por radicais livres nocivos. Vitamina A é útil para a visão e ajuda a proteger a retina. É ainda suporta a membrana mucosa no corpo. Elas ajudam a melhorar a imunidade do corpo e auxilia no desenvolvimento de linfócitos. Estas células ajudar no combate a microrganismos prejudiciais e infecções virais. Vitamina C presente no Cravo da Índia ajuda a rejuvenescer e melhorar a textura da pele. tem também a Vitamina B6 que ajuda a melhorar a memória e melhora as atividades cognitivas. A Vitamina K ajuda na proteção do coração e melhora a saúde óssea. Outros Benefícios, o cravo da índia ajuda na redução da musculatura hipotônica e até mesmo doenças como a esclerose múltipla. O Cravo da Índia mostrou-se ser benéfico na redução dos níveis de açúcar no sangue. A ingestão de um ou dois dentes de Cravo da Índia diariamente podem ser benéfico para a diabetes de tipo 2. O Óleo do Cravo da Índia podem ser aplicado diretamente sobre a testa para reduzir as dores de cabeça causadas devido ao frio e enxaquecas. O Cravo da Índia ajudar na melhoria da circulação sanguínea, o que é importante para um bom funcionamento dos órgãos e as células. O Cravo da Índia tem propriedades anti-inflamatórias. Ele contém eugenol, que ajuda na redução da dor e do edema.

7.Gengibre:

O gengibre possui mais de 400 substâncias com propriedades ativas. Algumas das principais substâncias: cobre, magnésio, potássio e vitamina B6, mas o mais importante em sua composição é o óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona, essas substância em conjunto tem ação terapêutica. Além da substância gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Responsável também pela ação termogênica e sabor picante do gengibre. O Gengibre tem sido usado como um remédio natural para muitas doenças durante séculos. Agora, a ciência está a aproximar-se e pesquisadores de todo o mundo estão descobrindo que o Gengibre auxilia no tratamento de todos os tipos de Câncer e a enxaqueca. O Gengibre pode ser a arma poderosa no tratamento de câncer de ovário. Estudo realizado descobriram que o Gengibre em pó induz a morte celular em todas as células de câncer de ovário para o qual foi aplicado. benefícios do gengibre na saúde. Um estudo da Universidade de Minnesota descobriram que o Gengibre podem retardar o crescimento de células de câncer coloretal. Benefícios do Gengibre contra Enjoo matinal: Uma revisão de vários estudos concluiu que o Gengibre é tão eficaz como a vitamina B6 no tratamento da doença de manhã. Benefícios do Gengibre Contra Náuseas: O Gengibre Mostrou-se ser um remédio eficaz para a náusea associada. Gengibre pode reduzir dores e Inflamações, Um estudo mostrou que o Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é um potente analgésico natural. Benefícios do Gengibre no Alívio de Azia: O Gengibre tem sido usado como um remédio natural para azia. É mais frequentemente feita sob a forma de chá para esta finalidade.

8.Manjericão

Princípio ativo: Eugenol, estragol, linaol, cineol, geraniol e citronelol. Propriedades funcionais: a ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção. Benefícios do Manjericão com propriedades anti-bacterianas: O Manjericão protege o corpo contra vários ataques bacterianos. Ele contém vários óleos como stragole, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno, que ajudam na prevenção de infecções bacterianas. Estes óleos têm aroma forte que mata os microrganismos no corpo. Pesquisa feita sobre o Manjericão demonstraram que ele pode ser muito benéfico para o coração. Ele contém magnésio, que ajuda a aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo. Ele contém anti-oxidantes que ajudam a diminuir o nível de colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL. Manjericão é também uma fonte de vitamina A e contém betacaroteno, que protege as células epiteliais dos radicais livres e impede a oxidação do sangue no corpo. Ele também impede a formação de placa e acúmulo de gorduras nas paredes das artérias. O Manjericão é benéfico resfriados, gripes e friagem. Muitas vezes, é adicionado no chá para obter um sabor forte e que fornece calor para o corpo. Folhas de manjericão são uma fonte de vitamina C, que ajuda a diminuir o muco na bronquite e previne infecções como a tosse e dores na garganta. além de ser benéfica para dengue e malária. As Folhas de manjericão podem inibir o ataque do mosquito. O Manjericão é rica em antioxidantes que restringem o crescimento de células cancerosas. Ele contém flavonóides polifenólicos como orientin e vicenina que protege contra os radicais livres nocivos e impede que o processo de oxidação no corpo. Isso ajuda a diminuir a ocorrência de câncer de pele. Os antioxidantes não causar nenhum dano às células normais e danificar as células de câncer no corpo. Várias vitaminas como a vitamina A e vitamina E também ajuda na prevenção do câncer, como o câncer de mama!
9.Orégano

Princípio ativo: carvacol. O carvacol, substância contida nas folhas, ativa as defesas do corpo, além de matar germes na comida, e combate à tosse, bronquite e cólicas intestinais, quando usada como infusão. De origem mediterrânea, o orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal. Principais ingredientes do orégano: Polifenóis: de 60 a 80% do óleo de orégano é composto de carvacrol, enquanto outros 5% são formados pelo timol, dois polifenóis que conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso; Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas; Vitaminas: A, C, K e complexo B; Minerais: zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio; Ômega 3. Imaginar que o orégano emagrece pode parecer um pouco difícil quando estamos acostumados a associar o tempero a um prato tão calórico como a pizza, mas a verdade é que o óleo de orégano auxilia na perda de peso. Essa propriedade do orégano se deve à presença do carvacrol, o composto ativo do orégano que pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco. Em um estudo publicado em 2012 no “The Journal of Nutritional Biochemistry”, pesquisadores induziram a obesidade em ratos através de uma dieta com alto teor de gordura. Ratos que não receberam carvacrol tornaram-se obesos muito rapidamente graças à dieta hipercalórica. Já ratos que receberam o composto carvacrol em conjunto com a dieta ganharam significativamente menos peso e também apresentaram taxas menores de colesterol e triglicérides. Após análise da função genética, notou-se que os genes envolvidos na formação de novas células de gordura foram suprimidos devido ao uso do carvacrol. O óleo de orégano também pode ajudar a emagrecer de maneira indireta, reduzindo o apetite. Isso ocorre porque o óleo possui digestão mais lenta que os carboidratos e proteínas, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade. Vale lembrar ainda que as folhas frescas de orégano são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e também prolongam a sensação de saciedade. O óleo de orégano pode ser um ótimo relaxante muscular quando aplicado diretamente sobre a pele. Misture uma parte de óleo de orégano com outra parte igual de azeite e aplique na área dolorida, massageando suavemente. Essa propriedade do óleo de orégano pode ser especialmente benéfica para quem pratica atividade física, pois ajuda a melhorar dores musculares e permite uma melhor recuperação pós-treino. A mistura com o azeite também pode ser utilizada para tratar dores nas costas e distensões musculares leves. Sobretudo na forma de óleo, um dos benefícios do orégano é estimular a secreção de bile pelo fígado. Entre outras funções, a bile facilita a digestão de gorduras, atuando como um detergente e permitindo a absorção de nutrientes. O orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições. Diversas pesquisas confirmam benefícios do orégano no combate a organismos nocivos que causam infecções, como os vírus e bactérias. Um estudo recente desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que o óleo de orégano é capaz de eliminar a Salmonela e a E. coli, duas bactérias associadas a infecções causadas por intoxicação alimentar. Outra pesquisa analisou a relação entre as propriedades orégano e organismos potencialmente nocivos à saúde e constatou que tomar 600 mg de óleo de orégano todos os dias pode levar a uma completa eliminação desses agentes. Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce. Para melhorar as cólicas, a dica é mastigar algumas folhas frescas de orégano ao longo do dia ou então fazer um chá. Se não tiver orégano fresco, misture uma colher pequena de orégano a uma xícara de água e leve ao fogo, desligando assim que levantar fervura. Abafe por 3 minutos e tome antes de esfriar. Tome o chá de três a quatro vezes por dia, sempre morno e preferencialmente sem açúcar ou adoçante. O orégano possui boas quantidades de potássio, um importante nutriente para as células e líquidos corporais. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados causados pelo consumo excessivo de sódio, e por isso estes são outros benefícios do orégano. Os antioxidantes e o ômega 3 presentes no orégano ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções virais como a gripe. Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias. Os principais compostos ativos do orégano atuam como poderosos antioxidantes – ou seja, combatem radicais livres e contribuem para a prevenção de diversas doenças e também atuam contra o envelhecimento precoce. O ácido rosmarínico e o timol são dois desses potentes antioxidantes que tornam o orégano um agente com capacidade antioxidante excelente. Folhas frescas de orégano são ricas em fibras que auxiliam a bile a se ligar a toxinas e facilitar sua eliminação pelo intestino. Isso obriga o organismo a utilizar colesterol para produzir mais sais biliares, o que leva a uma redução dos níveis de colesterol e diminui o risco de câncer de cólon. Já as propriedades do orégano anti-inflamatórias e antibacterianas permitem uma progressão mais lenta de certos tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.Os benefícios do orégano para saúde não param por aí. O carvacrol, os terpenos e flavonóides do orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e os tubos branquiais. Isso significa um alívio durante um ataque de asma, que se caracteriza por dificultar a respiração.

10.Tomilho

Princípio ativo: timol. Propriedades funcionais: devido à presença do timol, há função antifúngica, antiinflamatório e antiaterogênica, inibe a agregação plaquetária. O tomilho, muito utilizado na culinária mediterrânea e grega, possui diversos usos terapêuticos. O chá de tomilho possui propriedades sedativas e ajuda a reduzir a ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides benéficos para à saúde. Os fitoquímicos presente no tomilho ajudam a relaxar o trato digestivo e brônquios, beneficiando pessoas com congestão no peito e indigestão. O óleo de tomilho já demonstrou forte atividade antibacteriana e antioxidante. O timol, um dos componentes presentes no óleo do tomilho, além de ser um poderoso antioxidante, ajuda a aumentar a quantidade de ácidos graxos ômega-3 e gorduras saudáveis nas células cerebrais. Um estudo da Biochemical and Biophysical Research descobriu que o óleo de tomilho ajuda a proteger o organismo contra mudanças relacionadas ao avanço da idade nas células cerebrais de ratos. O tomilho é composto de óleo essencial (borneol, carvacrol, cymol, linalol, timol), princípio amargo, tanino, flavonoides (apigenina, naringenina, luteolina e thymonin), saponinas e ácidos terpênicos. O timol e o carvacrol têm efeito relaxante nos músculos lisos da área gastrointestinal. Na medicina popular, é usado em forma de líquido para limpeza bucal, evitar a perda de dentes, laringites, feridas de boca, formação de placa bacteriana, dor de garganta, amigdalite e má-respiração. Compressas para congestão pulmonar, incluindo asma, bronquites, resfriados e gripe. Cataplasma para feridas e mastite. Lavagem para infecções fungicas como pé-de-atleta e parasitárias como lombriga, piolhos, carrapatos e sarna. Ducha para candidíase. Compressas para contusões. Colírio para olhos doloridos e enxaguante de cabelo para caspa. Pomada para acne, marcas, queimaduras e feridas. Usada como erva de banho para músculos doloridos, artrite e resfriados. O óleo essencial é acrescentado a sabões e inalações antidepressivas, óleos de massagem para músculos doloridos, reumatismo e ciática, além de ser aplicado diretamente a verrugas. Auxilia na digestão de comidas com alto teor de gorduras e calorias. Ajuda a preservar carnes. O tomilho não deve ser utilizado durante a gravidez. Como a maioria dos óleos essenciais, deve ser diluído antes de ser aplicado à pele. O nome de gênero, Thymus, é derivado da palavra grega “thymon”, que significa “coragem”, vez que a mesma era usada como erva de banho por soldados romanos para lhes proporcionar coragem. O nome dado ao tomilho-selvagem (serpyllum) é devido ao fato de que antigamente a planta havia sido usada para tratar mordidas de cobras venenosas e criaturas do mar, além de ser queimada como um incenso para intimidar escorpiões. Já foi usada para embalsamar. O óleo de tomilho foi usado durante a Primeira Guerra Mundial para tratar infecções e ajudar a aliviar a dor.