Postado por Paula Fernandes em domingo, abril 22, 2012 Em: Para saber!
Extrato testado na USP precisa ser manipulado em farmácias magistrais, mediante prescrição profissional.
Estudo aponta que extrato de cacto pode reduzir o sobrepeso em até 13%
Testes feitos pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) concluíram que o koubo, extrato concentrado de diversas espécies de cacto, é eficaz como moderador de apetite, tendo aprovação científica como emagrecedor fitoterápico.
Os resultados apontam que o koubo pode reduzir o sobrepeso em até 13%. O extrato diminui a fome e atua como moderador natural de apetite, devido à sua propriedade sacietogênica, ou seja, de aumentar a sensação de saciedade.
O koubo favorece a eliminação de gordura corporal porque ativa um hormônio chamado glucagon, que é responsável pela disponibilização da energia armazenada no corpo. Ele estimula o organismo a utilizar suas próprias reservas energéticas, açúcares e gorduras.
As conclusões técnicas do estudo pré-clínico feito na USP demonstram que o koubo promove redução rápida de peso, principalmente, nos primeiros 30 dias de tratamento. Não houve sinal de toxicidade e efeito colateral pelo uso do extrato.
Os pesquisadores, coordenados pela professora Maria Martha Bernardi, enfatizam que o koubo não é um produto acabado, mas um insumo fitoterápico. Ele deve ser manipulado em farmácias de manipulação, mediante prescrição médica ou de nutricionista.