Fibromialgia e Alimentação Ideal
A fibromialgia pode estar diretamente ligada ao condicionamento emocional do individuo, apesar de não ter causa comprovada, mas se situações de alegria e tristeza provocam efeitos diferentes em organismos normais, imagine então num organismo sujeito a dor involuntária?
Os alimentos a serem evitados são sempre aqueles que provocam algum desconforto ao serem ingeridos, por exemplo: algumas pessoas tem intolerancia a lactose, portanto devem procurar outra fonte de proteina e calcio, outras pessoas passam mal com fibras ou alimentos integrais, outras tem intolerância ao glúten ou não toleram alimentos ácidos, enfim, é bom lembrar que todo excesso é prejudicial, principalmente gordura, açúcar e alimentos industrializados. O álcool é sempre um grande vilão, assim como o cigarro.
As recomendações alimentares são as mesmas pra qualquer pessoa, sempre, mas é fato que alguns alimentos fornecem nutrientes e substancias que aumentam a produção de neutrotransmissores responsáveis pelo bem estar, são eles:
O triptofano e carboidrato: resumindo, são substancias que fornecem a serotonina que é o neutrotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.
Onde encontrar?
Triptofano: carnes magras, peixes,
leite e seus derivados, nozes e leguminosas.
Carboidratos: pães, cereais, biscoitos, massas (tudo integral ok?) e arroz,
frutas, legumes, chocolate amargo (com moderação hein!)
Proteinas: mais complicadinho, a proteina leva nosso organismo a produzir suas proprias proteinas – um aminoacido chamado de tirosina que está relacionado a produção de dopamina e adrenalina: neurotransmissores que promovem o estado de alerta e a alegria.
Onde encontrar? Peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e derivados
Folato ou Ácido fólico ou Vitamina B9: Um dos mais potentes antidepressivos naturais, preciso dizer mais?
Onde encontrar? espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve, maça e soja
Piridoxina ou Vitamina B6: produz os neurotransmissores norepinefrina e serotonina, responsaveis pela melhora do humor.
Onde encontrar? frango, atum, banana, cereais, levedo de cerveja, arroz, cará, alho e sementes.
Calcio: ajuda a controlar e reduzir a irritabilidade e o nervosismo, reduz os efeitos da TPM, participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares, regulariza a presão arterial e os batimentos cardiacos.
Onde encontrar? leite e derivados magros
Magnesio: colabora diretamente com o trabalho do calcio e do triptofano no organismo, tambem é responsavel por regularizar os nives de serotonina, a produzir energia, manter a função cardiaca normal e faz milagres com os impulsos nervosos.
Onde encontrar? derivados de soja, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.
Selenio: potente contra depressão, irritação e ansiedade – atua diretamente no estado de humor.
Onde encontrar? castanha do Pará, amendoas, atum, sementes de girassol, trigo integral, peixes
Omega 3: além de proteger o coração e as arterias, auxilia na redução do colesterol, mantem os nives da pressão arterial, fortalece o sistema imunologico e ainda auxiliam nos tratamentos contra depressão.
Onde encontrar? salmão, atum, arenque, bacalhau, sardinha, óleos de peixe, sementes de linhaça, abacate..
Pimenta: libera noradrenalina e adrenalina, responsaveis pelo estado de alerta e melhora no ânimo de pessoas que sofrem de depressão.
Camomila, Maracujá e Mulungu: precisa dizer que
acalma? diminui ansiedade, depressão e de quebra auxiliam nos tratamentos de
insonia.
Café: se tomado com moderação pode prevenir a depressão, melhorar a concentração, o humor e o estado de espirito. O ideal é coar em coador de papel.
Em: Para saber!
blog comments powered by Disqus