As especiarias são normalmente utilizadas para dar um tempero a mais na comida, mas além de ter um sabor peculiar, elas transmitem saúde aos seus apreciadores


Além de ter um sabor peculiar, as especiarias transmitem saúdeNa época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos -séculos XV e XVI- as especiarias eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia aumentou a demanda por estes produtos considerados de luxo na época, que eram produzidos somente no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendidos por um preço super valorizado.

A princípio elas eram utilizadas para conservar os alimentos. Hoje, além  de conferir um novo sabor ou realçar um prato, os condimentos são também conhecidos por acrescentar nutrientes importantes à saúde tais como vitaminas, minerais e substâncias anti-inflamatórias. 

Desse modo surgiu um ramo chamado Fitoterapia que pode ser vista como a precursora da farmacologia moderna – aliás, muitos medicamentos modernos são derivados das plantas. Como tal, incluir sabores herbários na sua dieta diária pode fazer uma grande diferença na sua saúde alimentar. As ervas aromáticas e especiarias podem ajudar a digestão, infecções respiratórias, reumático e podem ajudar a melhorar o apetite, o tracto urinário, insónias, bem como os sintomas de constipação ou gripe.

Pessoas hipertensas, por exemplo, que não podem usar o sal de cozinha, ou as que desejam evitar o excesso de sal, devem aproveitar os temperos que oferecem sabor e conferem um toque especial a alimentação diária.

Diferença entre ervas aromáticas e especiarias:


As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas. As ervas aromáticas são normalmente retiradas das folhas de uma variedade de plantas. Ambas retêm a sua potência durante longos períodos de tempo se forem armazenadas convenientemente.

Podem ser classificados em:

Essências-
 são obtidas através da diluição de um extrato aromático em álcool etílico. Podem ser naturais, tais como as essências de baunilha, limão, hortelã, anis, menta e amêndoas ou sintéticas, que simulam o sabor natural.

Especiarias-
 são diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule e raiz) de aroma ou sabor acentuado, normalmente utilizadas secas e reduzidas a pó.

Ervas aromáticas-
 são plantas cujas folhas e outras partes verdes exalam aromas. Ao contrário das especiarias são utilizadas frescas.

Por: Raquel Nunes