Pesquisa na Universidade de Washington demonstra que peixe preparado no forno ou na panela preserva as boas propriedades de ômega-3,principalmente se forem atum, peixe-espada e salmão.


Esse estudo pesquisou a dieta de quase 4.000 adultos com idades acima de 65 anos que não mostraram quaisquer sinais de doenças cárdio-vasculares. Os mesmos pesquisadores seguiram esses indivíduos por mais nove anos para detectarem incidências de ataques cardíacos não fatais e mortes devidas a obstruções das artérias coronárias.


Os resultados do estudo mostraram que quem consumia atum ou outro tipo de peixe cozido ou assado, por 3 ou mais vezes por semana, tinham significativamente menos risco de adquirirem problemas das coronárias do que aqueles indivíduos que ingeriam os mesmos tipos de peixes irregularmente. Aqueles que consumiam peixes fritos regularmente, tiveram altas taxas de ataques cardíacos, seguidos ou não de morte.


A conclusão passa a ser de que TODOS os alimentos submetitos a fritura profunda não são boas escolhas nutricionais para a prevenção de doenças. Mesmo os peixes ricos em ômega-3, quando submetidos a fritura, "quebram" a cadeia HDL-colesterol (protetora) para aumentarem a quantidade de LDL-colesterol pois o calor é intenso.

Fiquem alertas.