Pequenas mudanças no cardápio do dia a dia podem fazer maravilhas pelo seu bem-estar. Estudos mostram que certos alimentos ajudam a espantar o mau humor, a ansiedade, o estresse e a tristeza:

Pão, batata e banana são boas fontes de carboidrato, um dos nutrientes indispensáveis para o bem-estar. Isso porque regulam os níveis de alguns neurotransmissores que atuam nas emoções.

Leite: produz um efeito relaxante em toda a musculatura, graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.

Chocolate: além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Aumenta a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento.

Maçã e maracujá ajudam a combater a ansiedade.

Pimenta: a sensação de ardência é provocada pela capsaicina, que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.
Abacate é fonte de triptofano, um aminoácido que participa na produção da serotonina, a aliada do bom humor.

Pimentão é rico em vitamina C, bem-vinda contra o estresse.

Espinafre tem efeito antidepressivo por ser rico em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A e C.

Cenoura contém substâncias antioxidantes, uma boa pedida para os estressados.
Alface controla o nervosismo, pois tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos.

Uva e queijo acabam com a ‘cara feia’. O primeiro contém carboidratos e o segundo é rico em triptofano.

Laranja, maracujá e jabuticaba: por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.

Ovos: contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

Brócolis: rico em ácido fólico, importante para a liberação da serotonina.

Sintomas

psicológicos da ansiedade

>> Preocupação e tensão exageradas

>> Incapacidade de relaxar

>> Irritabilidade

>> Dificuldade de concentração

Sintomas

físicos

>> Fadiga

>> Tensão muscular

>> Cefaléias

>> Dificuldade em dormir bem

Saiba mais

Magnésio

O magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse. Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos
Vitamina C

Ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão. Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula

A ansiedade

Ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos que pode estimular o desenvolvimento humano. Ela se torna um distúrbio quando mostra-se desproporcional à situação que a origina, ou quando não existe um motivo específico para o seu surgimento.

Transtornos alimentares relacionados à ansiedade

Anorexia nervosa; bulimia nervosa; transtorno alimentar noturno; comer compulsivo, entre outros

Fonte: JORNAL DO POVO – RS