Muitas pessoas preferem consumir peito de peru em vez de outros embutidos, como presunto ou mortadela, por achar que é uma opção mais saudável.
De fato, é comum que produtos ultra processados como o peito de peru e a bolacha integral sejam classificados como saudáveis pela população.
Contudo, isso é resultado de um forte trabalho da mídia que nem sempre passa mensagens verdadeiras ou completas.
No geral, produtos com acréscimo de conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes, e também com excesso de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e sódio, não são saudáveis, podendo trazer consequências negativas para a saúde.
Este alerta consta do manual Alimentação Cardio protetora, do Ministério da Saúde e do Hospital do Coração (HCor), mas o fato é que o consumo de alimentos ultra processados deve ser evitado tanto por indivíduos em risco cardiovascular quanto por indivíduos saudáveis.
O glutamato monossódico é outro alvo de alertas seguidos dos especialistas.
[Imagem: Divulgação]
Alimentos que parecem saudáveis mas não são
No caso específico do peito de peru, dos 13 ingredientes descritos na embalagem apenas cinco não são artificiais - e mesmo assim estes cinco já passaram por muitos processamentos e estão longe de estar em sua forma in natura ou mais nutritiva.
Já a bolacha, mesma aquela nomeada como integral, contém aditivos químicos, açúcares e gordura. O fato de o ingrediente farinha de trigo aparecer em primeiro lugar, antes mesmo da farinha de trigo integral, lança dúvidas sobre se a iguaria deveria ser nomeada como integral.
E estes não são os únicos casos. Confira abaixo 9 alimentos que parecem saudáveis, mas não são:
- Barra de cereal
- Biscoitos e/ou bolachas integrais
- Chocolate diet
- Embutidos (como presunto e peito de peru)
- Farinha láctea
- Pão de forma light
- Pipoca para micro-ondas
- Sopa instantânea
- Suco de caixinha
Como esta lista não é exaustiva, lembre-se sempre de ler a lista de ingredientes no rótulo do produto para saber se o alimento é ultra processado ou não.