São alimentos que, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos para a saúde, por possuírem certos componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de doenças. Seus benefícios podem ser explorados por todas as pessoas, especialmente praticantes de atividades físicas.
Durante a prática esportiva, ocorre um aumento de 10 a 20 vezes no consumo total de oxigênio do organismo e de 100 a 200 vezes na captação de oxigênio pelo tecido muscular, o que favorece a produção de radicais livres de oxigênio. Esses radicais podem contribuir para a ocorrência de danos celulares, prejudicando o desempenho do atleta. Entre os alimentos com propriedades funcionais, estão aqueles que possuem ação antioxidante, que combate os radicais livres resultantes da atividade física.
Na natureza, encontramos poderosas fontes de antioxidantes para combater os radicais livres. Uma fruta vermelha típica do noroeste da China e regiões do Himalaia chamada Goji Berry contém complexos de polissacarídeos conhecidos por seu incomparável potencial antioxidante e efeito imunoestimulante, sendo então uma forte aliada na prevenção do envelhecimento. No Brasil, Goji Berry pode ser encontrada em farmácias de manipulação.
Separamos também na tabela abaixo uma série de alimentos funcionais e suas respectivas propriedades para a saúde: